EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish

Ação educativa de prevenção e combate à Sífilis organizada pelo curso de Enfermagem em parceria com o SAE/CTA de Caldas Novas

No dia 11 de outubro de 2022, a turma do 7º período de Enfermagem da Integra sob orientação dos docentes Carla Silva, Sara Souza e Marco Aurélio em parceria com o Sistema de Atenção Especializada (SAE/CTA) de Caldas Novas, participaram do Dia Nacional de Combate à Sífilis na Comunidade Filomeu, cujo objetivo foi informar sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado da doença, que pode ser adquirida ou congênita.

A Sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) causada pela bactéria Treponema pallidum  e pode ser classificada adquirida, que ocorre quando a infecção é adquirida por meio de relações sexuais sem proteção de preservativos, e a congênita,diagnosticada no bebê infectado no ventre da mãe contaminada ou na hora do parto. O uso correto e regular da camisinha feminina e/ou masculina é a medida mais importante de prevenção da sífilis. Além disso, a testagem e acompanhamento das gestantes e parcerias sexuais durante o pré-natal contribui para o controle da sífilis congênita.

Sífilis tem tratamento e é gratuito, oferecido pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Em caso de dúvidas, acesse: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/s/sifilis ou procure a Unidade de Saúde mais próxima.  

Está gostando do conteúdo? Compartilhe.