Alunos da Faculdade Integra participam de curso de Casqueamento oferecido pela FAEG Jovem

Durante os dias 28 e 29 de Setembro, foi realizado no Sindicato Rural de Caldas Novas e Rio Quente em parceria com FAEG Jovem/FAEG SENAR da cidade de Caldas Novas e Rio Quente e apoio da Faculdade Integra, o Curso de Casqueamento voltado aos alunos dos cursos de Medicina Veterinária e Agronomia.

A Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG) é uma entidade de grau superior, sem fins lucrativos, que tem como fim exclusivo a representação do produtor rural. Faz parte do Sistema da Confederação da Pecuária e Agricultura do Brasil (CNA), entidade máxima de representação dos agricultores e pecuaristas brasileiros, junto com outras 26 federações. A FAEG é uma instituição privada composta por Sindicatos Rurais de 127 municípios goianos e que atuam nos 246 municípios do estado. É mantida por 60 mil produtores rurais goianos.

Dentro da FAEG, existe o programa FAEG Jovem, o qual visa a promoção da liderança, empreendedorismo e sucessão a jovens do estado que atuam ou desejam atuar com agronegócio e que estejam vinculados a inovação através de eventos, cursos e processos, em etapas classificatórias e eliminatórias, de formação de lideranças regionais.

Os acadêmicos da Faculdade Integra tiveram a oportunidade de se capacitar, lidando com equídeos e executando na prática os ensinamentos repassados pelos tutores da FAEG Jovem. Quanto o procedimento de casqueamento, sendo abordado os seguintes tópicos durante o curso:

• Anatomia do Casco
  • Apresentação/Afiação/Higiene de Ferramentas
  • Métodos de Contenção
  • Elaboração/Aplicação de Pasta
  • Casqueamento

O casqueamento é um procedimento feito nos cascos dos cavalos, como forma de tratamento e manutenção, servindo para prevenir e curar doenças que possam surgir no animal. Os cascos crescem constantemente como as unhas dos seres humanos, assim necessitando de atenção com regularidades.

O corte dos cascos serve para manutenção dos órgãos locomotores e auxilia no tratamento de doenças. Animais que permanecem soltos em grandes extensões de campo, requer uma manutenção menos significativa pois acabam gastando mais os cascos, já em animais estabulados o processo de casqueamento requer uma manutenção mais significativa pois os acabam gastando menos seus cascos.

A Faculdade Integra agradece a parceria com a FAEG Jovem da cidade de Caldas Novas e Rio Quente na consolidação dos novos ensinamentos repassados aos estudantes.