O Centro Universitário Unifasam realizará na data do dia 09 de abril, das 09h às 14h, o evento ‘’Bootcamp de Data Analytics: monitorando dados da guerra entre Rússia e Ucrânia por meio de redes sociais – do projeto à solução’’. O evento é gratuito e contará com emissão de certificado de 4 horas para aqueles que se inscreverem devidamente. O intuito consiste em proporcionar aos alunos o ensinamento de técnicas, arquiteturas e ferramentas de Engenharia e Arquitetura de Dados sobre um grande volume de dados no contexto de Big Data e Cloud Computing, utilizando dados do Twitter para monitorar dados da guerra entre Rússia e Ucrânia.

O Bootcamp é voltado para graduandos que estão em período de conclusão de curso, bem como para graduados com formação nas diversas áreas: Engenharias, Análise de Sistemas, Ciência da Computação, Marketing, Gestão, Administração e profissionais que buscam conhecimentos técnicos iniciais sobre Análise de Dados, Ciência de Dados e Inteligência Artificial.

O evento se dará a partir de uma exposição argumentativa e uma contextualização do tema com casos de uso prático de Big Data com dados do Twitter. Dessa forma, segue abaixo o cronograma pensado para a data, bem como o minicurrículo dos palestrantes:

Conteúdo programático:

• Construção do Pipeline de dados desde a coleta no Twitter até a visualização no Metabase;

• Instalação do ambiente no Google Cloud;

• Construção do Pipeline de dados com Apache Nifi;

• Armazenamento dos dados no PostgreSQL;

• Visualização dos dados com Metabase.

Minicurrículo dos Palestrantes:

Dr. Sávio Teles

Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial e Big Data. Possui conhecimento na área de Processamento de Linguagem Natural e em modelagem de aplicações distribuídas. Participou de projetos na área de Big Data e Inteligência Artificial, de modo que já trabalhou com Hadoop, Spark, Flink, Storm, Kafka, Elasticsearch, Cassandra e MongoDB.

Esp. Marcos Prado

Arquiteto de Soluções em Big Data, Analytics e Ciências de Dados, ajudando as empresas que “drivam” o mercado de Financial, Telco, Retail, Serviços, Data Center, Óleo & Gás e outras a se colocarem à frente do mercado com uso de tecnologias inovadoras baseadas em análise de dados.

Dr. Leonardo Afonso Amorim

Bacharel em Engenharia de Computação pela PUC-GO. Mestre em Ciência da Computação pela UFG com foco em Inteligência Computacional. Doutor em Ciência da Computação pela UFG com pesquisa sobre Processamento de Alto Desempenho (HPC) com aplicações em Processamento de Linguagem Natural (NLP).

Também na UFG fez pesquisa sobre aplicação de Machine Learning para Reparo Automatizado de Software. Lecionou sobre Inteligência Artificial/Computacional para Engenharia de Computação na Universidade Federal de Goiás. Atualmente atua como Engenheiro de Dados na 4Linux e Engenheiro de Machine Learning na Rankdone.

É professor de graduação e pós-graduação em Big Data e Machine Learning/Inteligência Artificial nas seguintes faculdades: PUC Goiás, Centro Universitário Unifasam e IPOG. Possui as seguintes certificações em TI: LPIC-1, LPIC-2 e LPIC-3 Security (Linux Professional Institute), Novell Certified Linux Administrator (Suse Linux Enterprise) e Hortonworks HDPCD (Hadoop Developer).

Informações principais sobre o evento:

Data: 09 de abril, sábado

Local: eventos.fasam.edu.br

Evento gratuito e com emissão de certificado de 4 horas!

A emissão do certificado está sujeita à inscrição no site 24h antes do evento, bem como à presença no dia do evento.