EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish

Ciências Contábeis

R$ 200,00 / mês

4 anos

EAD

Bacharelado

O curso

A graduação em Ciências Contábeis pertence a área de Ciências Sociais Aplicadas e possui duração de 4 anos, sendo dividida em 8 períodos.

Na primeira metade de sua formação, os futuros bacharéis estudam disciplinas gerais, tais como Contabilidade Introdutória I e Introdução a Teoria da Contabilidade. Também contam com disciplinas relacionadas às outras áreas do conhecimento, como Português, Direito, Economia, Matemática e Estatística.

Na segunda metade do curso, os discentes começam a ter contato com disciplinas específicas, como Contabilidade Tributária e Contabilidade Avançada I.

Tendo em vista aproximar os graduandos da prática no mercado de trabalho, o curso possui as disciplinas de Estágio Contábil I e II em períodos respectivos. Ao final devem entregar o Trabalho de Conclusão de Curso.  

Esse curso de graduação da UniFasam tem como objetivo proporcionar uma formação acadêmica em Ciências Contábeis que possibilite que o futuro contador compreenda as questões científicas, técnicas, sociais, econômicas e financeiras em âmbito nacional e internacional e nos diferentes modelos organizacionais.

Inscreva-se no processo seletivo para o curso de Ciências Contábeis EAD

Ao informar meus dados, estou ciente das diretrizes da Política de Privacidade.

O que faz um profissional de Ciências Contábeis?

O profissional de Ciências Contábeis é responsável pela saúde financeira de organizações públicas,  privadas e não governamentais. Ele fornece insumos para as decisões estratégicas dos gestores organizacionais. É capacitado para fazer os registros financeiros, relatórios e balanços das instituições, podendo atuar nas seguintes áreas:

TRIBUTAÇÃO

RECURSOS HUMANOS

GERÊNCIA FINANCEIRA

PERÍCIA CONTÁBIL E JUDICIAL

A carreira em Ciências Contábeis

Entre as principais funções que podem ser exercidas por profissionais de Ciências Contábeis estão:

Análise Contábil: direciona e executa as tarefas concernentes ao estudo, repartição e avenças contábeis visando a realização de pagamentos e recebimentos. Também prepara balanços e relatórios contábeis analisando as contas e despesas da organização em que está inserido.

Análise Tributária: é responsável pela fiscalização e direcionamento das organizações no que tange às tributações municipais, estaduais e federais. Além disso, deve se manter atualizado em relação à legislação para garantir a manutenção e permanência da instituição.

Perícia Contábil: é responsável por avaliar toda a estrutura financeira das organizações para verificar se houve ou não alguma irregularidade concernente a zona fiscal.

Auditoria Contábil: faz a conferência e o estudo dos registros de uma organização visando atestar a veracidade das oscilações de patrimônio das instituições.

Atuarial: lida com a contabilidade previdenciária e de seguros por meio de cálculos probabilísticos para fornecer dados robustos aos tomadores de decisão das instituições.

Consultoria: o consultor contábil é responsável por orientar e aconselhar os gestores das organizações com relação às suas movimentações financeiras tendo como base as análises e diagnósticos financeiros internos e externos.

Matriz Curricular

Saiba o que você vai estudar no curso

Mercado de trabalho

É mais do que claro que, independentemente das condições econômicas de um país ou de uma organização o trabalho do profissional de contabilidade é essencial. 

Nos últimos anos o mercado tem aumentado a demanda por profissionais consultores, os que possuem seu próprio escritório e atuam com aconselhamento. 

Segundo o Guia da Carreira, as áreas que mais estão contratando cientistas contábeis nos últimos anos são de tecnologia, comércio exterior e varejo de luxo. 

Também estão sendo muito requisitados os peritos contábeis, donos de grande capacidade analítica e crítica, capazes de visualizar irregularidades nas instituições dos diversos setores. 

Cada vez mais é exigido dos profissionais das mais diversas áreas maior dinamicidade a adaptabilidade diante das diversas realidades e interfaces. Com os profissionais de Ciências Contábeis não é diferente. O profissional do futuro é aquele que sabe exatamente onde a sua área está na estratégia organizacional como um todo, desenvolvendo habilidades comunicativas integradas a estrutura de todo o planejamento estratégico, contribuindo com o relacionamento da sua área com as demais.