EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish

Docência do Ensino Superior

Especialização

Docência do Ensino Superior

O Curso

O curso de Especialização em Docência do Ensino Superior da Faculdade Integra fornece ao pós-graduando e à pós-graduanda uma formação sólida e consistente, fundamentada em valores humanísticos e no conhecimento científico, com o objetivo de formar profissionais inteirados/as acerca das principais metodologias de ensino e pesquisa.

Este curso é destinado a profissionais graduados e graduadas nas mais diversas áreas de atuação, que objetivam lecionar em instituições de ensino superior. Vale citar que a graduação com o título de bacharelado não habilita para a atuação docente, sobretudo no ensino superior. Por isso, é fundamental a especialização em Docência do Ensino Superior.

É necessário que o/a docente da Educação Superior, além do conhecimento teórico-prático exigido pela profissão e da atuação profissional no mercado de trabalho, também se aproprie de conhecimentos teórico-metodológicos que caracterizam o processo ensino-aprendizagem.

As transformações pelas quais passa a nossa sociedade exigem dos/as profissionais docentes competências relativas às diferentes inovações do mundo contemporâneo, no sentido de ser capaz de exercer o pleno exercício da atividade docente, desde o diagnóstico, passando pelo planejamento e pelas práticas nas salas de aula, até a avaliação, como um continuum que não cessa.

Duração:

12 meses

Periodicidade:

Quinzenal, sáb. 8h às 18h

Modalidade:

Híbrido

Carga horária:

540 horas

Especialize-se em Docência do Ensino Superior

A carreira em Docência do Ensino Superior

A carreira

Público-alvo

Profissionais das diversas áreas de conhecimento, portadores de diploma de Educação Superior, devidamente reconhecido pelo MEC, que atuam ou pretendem atuar na docência do ensino superior.

Matriz curricular

Saiba o que você vai estudar no curso.

Coordenador

Professor Doutor Sérgio Gomes de Miranda

Doutor em Letras e Linguística com mestrado em Educação. Pesquisador e autor de artigos científicos nas áreas da Educação, Filosofia, Linguística e do Ensino-Aprendizagem da Língua Portuguesa. No que diz respeito à trajetória profissional, o professor atua como docente há quase 20 anos, desde a educação básica até o ensino superior, tanto em graduação quanto em pós-graduação, em instituições importantes no Centro-Oeste Brasileiro, tais como a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/GO), o Instituto de Filosofia e Teologia Santa Cruz, o Centro Universitário Alfredo Nasser (UNIFAN). Atualmente, é docente efetivo da Universidade Estadual de Goiás (UEG), com atuação em cursos de graduação e pós-graduação.

E-mail: serginhosong@hotmail.com

Saiba mais sobre a especialização

Conheça nossos laboratórios

Os laboratórios que os nossos alunos utilizam em suas aulas práticas possuem equipamentos ultramodernos. Estamos sempre atentos às recentes inovações tecnológicas.

MATRIZ

  • Ensinagem Reflexiva no Ensino Superior: letramentos docentes – 60h
  • Tecnologias e Trabalho Docente: uma abordagem crítica – 60h
  • Didática no Ensino Superior: uma introdução – 60h
  • Práticas Avaliativas no Ensino Superior – 40h
  • Práticas e Letramentos Docentes no Ensino Superior: episteme e ideologia – 60h
  • Políticas e Legislação Educacional no Ensino Superior – 40h
  • Currículos, Matrizes e Diretrizes Curriculares – 40h
  • Metodologia Científica e Supervisão da Aprendizagem – 40h
  • Trabalho de Conclusão de Curso – TCC – 140h