EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish

Estudante de Psicologia da Integra é convocado para campeonato de Taekwondo na Coreia do Sul

João Carlos Soares Mota de Sousa, estudante do curso de Psicologia da Faculdade Integra, recebeu recentemente a convocação por parte da Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD) para participar do Goyang 2022 Wolf Taekwondo Poomsae Championship, um campeonato mundial de Taekwondo que acontecerá na Coreia do Sul entre os dias 21 e 24 de abril!

João pratica o Taekwondo desde os 6 anos de idade, e segue carreira profissional no esporte desde 2017. Entre os grandes feitos do já campeão goiano e nacional, destacam-se sua participação nas seguintes competições internacionais: Argentina Open, ocorrida em Buenos Aires; Mundial de Poomsae, ocorrido em Taipei, capital de Taiwan; e o Mundial Escolar Combate Games, realizado em Budapeste, na Hungria. Neste último, João se consagrou vice-campeão, levando a bandeira de Caldas Novas, Goiás e Brasil aonde quer que vá.

Atualmente, João Carlos está se graduando em Psicologia na Faculdade Integra, onde é beneficiário da Bolsa Atleta. A concessão da bolsa a atletas por parte da instituição tem como finalidade incentivar os estudantes na continuidade da prática esportiva e motivá-los a permanecerem firmes também nos estudos. Nesse sentido, João chama a atenção para uma realidade infeliz: o baixo investimento no esporte, e ressalta a importância de ser bolsista na faculdade hoje, o que o permite destinar maiores recursos financeiros para as competições em que participa. 

A emoção em ser convocado pela Confederação para o campeonato mundial o lembra das dificuldades e da perseverança necessária para seguir no esporte. Nesse quesito, João ainda associa a relevância do curso que faz à sua prática esportiva, explicando que a área da Psicologia do Esporte busca justamente auxiliar o atleta no processo de preparação emocional para eventos importantes.

Agora, após a conquista da convocação, o foco está em conseguir patrocinadores. Para além da participação no Mundial, em abril, João Carlos quer continuar se aperfeiçoando no esporte para conseguir participar das demais competições internacionais que vierem, especialmente os Jogos Pan-Americanos e as Olimpíadas, e ainda compartilhar seus conhecimentos e habilidades para ajudar outros atletas que estão entrando no Taekwondo. 

Para os praticantes da modalidade, João dá o recado: ‘’o Taekwondo abre portas que eu nunca imaginei que iriam ser abertas, sendo em quesito físico, emocional e psicológico, portanto não desista e persista, esse esporte está cada vez maior.’’. Para o público em geral, João também faz um apelo: ‘’gostaria de pedir que, se você tiver condições, patrocine o esporte e um esportista, ajude para que o Time Brasil cresça cada vez mais, trazendo cada vez mais e mais conquistas para o país.’’. Por fim, ele ressalta ainda a importância para a saúde física, mental e emocional de se praticar um esporte, um ato de amor próprio e autocuidado. 

Caso você, leitor, queira ou conheça alguém que tenha interesse em patrocinar ou apoiar o João Carlos em sua carreira no Taekwondo, o esportista disponibiliza o e-mail casousa64@hotmail.com e o telefone (64) 98479-3872 para contato. A Faculdade Integra enfatiza a importância de se patrocinar e apoiar o esporte brasileiro, e deseja sucesso para todos os esportistas que a cada dia buscam se desenvolver e tornar o Brasil motivo de destaque no cenário internacional. 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe.