EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish

Folia saudável

Durante o carnaval, todos planejam o que fazer nos dias de folga e descanso. Porém, muitos se esquecem do mais importante: o próprio corpo

Prof. Dr. Edson Sidião de Souza Júnior

Farmacêutico, Mestre e Doutor em Medicina Tropical e Coordenador da Faculdade Integra

Durante as festas é importante que o folião se prepare e cuide bem de sua saúde para que o momento de alegria não se acabe. Neste período, é comum as pessoas terem problemas por excesso de bebidas alcoólicas, intoxicação alimentar, fadiga física e outros fatores.

De acordo com o farmacêutico, Doutor em Medicina Tropical e coordenador da Faculdade Integra, Dr. Edson Sidião, alguns cuidados devem ser tomados neste período, em especial no consumo de bebidas alcoólicas. Boa parte do etanol é absorvido pelo estômago e intestino. Após esta etapa, a substância é distribuída para todos os órgãos, em especial aqueles com alta concentração de água como o cérebro, fígado, coração e rins, o que ocasiona diversos efeitos nocivos ao organismo humano.

Entre os principais efeitos estão a desidratação, que afeta o funcionamento dos rins, pois passam a eliminar mais água e sais minerais. A ingestão de bebida alcoólica também provoca irritação gástrica, com aumento da liberação do suco gástrico, além da redução da coordenação motora. 

O professor alerta também para o consumo de bebidas energéticas. “O aumento dos efeitos estimulantes pode fazer com que a pessoa superestime a sua capacidade de realizar determinadas atividades sob efeito do álcool, como dirigir, por exemplo, e assim aumentar o risco de se envolver em acidentes”, afirma Sidião. 

O folião deve se preparar fisicamente com alongamentos antes de iniciar um dia de festa e usar muito protetor solar antes de ir para ambientes externos, especialmente em áreas para banhistas. Muita atenção com produtos químicos como tintas, lança-espumas, plumas coloridas e outros produtos que possam causar alergia e intoxicação, incluindo lesões oculares ao escorrerem para os olhos.

Outro cuidado que deve ser tomado é em áreas que possuem lagos, rios e represas. O visitante deve ficar muito atento à profundidade e não entrar na água sob efeito do álcool. O risco de afogamento é sempre alto nestas situações.

Devido o Carnaval ser um período em que há um maior relacionamento entre as pessoas, um dos cuidados importantes é o do uso de preservativos, feminino ou masculino. Considerado um dos métodos mais seguros para prevenção e proteção de doenças sexualmente transmissíveis, é uma peça fundamental para a fantasia de todo folião.

Como manter o corpo saudável no carnaval:

Algumas dicas podem ser úteis durante e após a maratona de exageros.  Em relação à alimentação, diversos produtos podem ajudar o organismo em sua recuperação:

  • O consumo de alho, por exemplo, é bom, pois o alimento possui substâncias com ação anti-inflamatória e que auxiliam em problemas digestivos;
  • O chá de camomila é uma boa opção para curar problemas digestivos e náuseas. Dê preferência à bebida adoçada com mel para ajudar a recuperar os níveis de açúcar no sangue;
  • O chá de hortelã também é uma dica para problemas digestivos e na desintoxicação do corpo;
  • O consumo do espinafre colabora com a limpeza do fígado, pois é um vegetal que contém ácido fólico, vitamina C e enxofre, nutrientes que ajudam a eliminar sintomas da ressaca;
  • Durante o consumo de bebidas alcoólicas coma um pouco de nozes. O alimento possui proteínas, vitamina E e outros nutrientes que ajudam o corpo a não entrar em um quadro de ressaca;
  • A inclusão de ovos no cardápio também é uma ótima opção. O ovo é rico em glutationa, componente que combate o acetaldeído (substância tóxica e resultante da primeira fase do metabolismo do álcool no corpo);
  • Sucos de fruta ajudam a regularizar os níveis de açúcar e sais minerais no sangue que caem drasticamente após a ingestão de álcool.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe.