EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish

Jornalismo

4 anos

EAD

Bacharelado

R$ 150,00 / mês

O curso

Nota 5 no MEC, o curso de Jornalismo da UniFasam se destaca pelos seus laboratórios e corpo docente com experiência no mercado de trabalho. A formação em Jornalismo possui duração de 4 anos, sendo no total 8 períodos e fornece ao graduado titulação em bacharelado. Ao longo dos períodos da graduação os discentes contam com matérias práticas, como Laboratório de Redação, Fotojornalismo, Telejornalismo, Radiojornalismo, Planejamento Gráfico e Editorial, Webjornalismo, Produção e Redação para Revista, entre outras.

Grande parte da graduação também é composta por matérias teóricas, com muita leitura e escrita. Nos primeiros períodos do curso são ministradas disciplinas como Língua Portuguesa, Laboratório de Redação, Teoria da Imagem, além de matérias relacionadas a outras áreas do conhecimento, como Economia e Psicologia.

É uma profissão que tem se reinventado bastante nos últimos anos por muitas mudanças no comportamento das pessoas e no que elas consideram relevante. Novos formatos para o consumo de informação foram criados, o que exige dos cursos um processo de adaptação e atualização.

O que faz um profissional de Jornalismo?

Esse profissional possui a ignorância como sua grande inimiga e por isso trabalha em prol do acesso à informação. Jornalistas trabalham essencialmente com produção de conteúdo relevante para a sociedade, em diversos tipos de formatos. Por isso, manter-se atualizado sobre questões sociais, econômicas e políticas é imprescindível. Ao lado estão listados os principais ramos dessa profissão tão importante para a nossa sociedade.

COMUNICAÇÃO DIGITAL MULTIMÍDIA

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

EDIÇÃO

FOTOJORNALISMO

REPORTAGEM

JORNALISMO ESPORTIVO

A carreira em Jornalismo

Em sua profissão, jornalistas podem se especializar em diferentes ramos. Listamos os principais e você pode conferi-los abaixo: 

Produtor: corre atrás da pauta, marca com as fontes e passa todas as informações para o repórter.

Repórter: profissional investigativo que está sempre em busca de fatos que podem ser transformados em notícias. Trabalha com diferentes fontes de informação e personagens. Seus textos estão presentes em diferentes formatos, desde jornais impressos até posts em mídias sociais.

Redator: é responsabilidade do redator fazer pesquisas para coleta de informações, crias os títulos para os textos em jornais, revistas e TV, estuda o briefing, cria roteiros para vídeos, anúncios para rádio. Seu trabalho é redigir.

Fotojornalista: é função desse profissional registrar os fatos quotidianos por meio da fotografia. Essas imagens vão estampar notícias em diversos veículos de comunicação, como jornais impressos e digitais, mídias sociais, revistas, livros, entre outros.

Chefe de reportagem: organiza e coordena as equipes de reportagem e verifica o andamento das pautas.

Editor-chefe: Supervisiona todas as etapas do processo de produção e edição de textos jornalísticos. Na hierarquia de uma redação está acima do Chefe de reportagem.

Matriz Curricular

Saiba o que você vai estudar no curso

Mercado de trabalho

As recentes evoluções nos veículos de comunicação da atualidade trouxeram consigo diversas oportunidades para os profissionais de comunicação que, juntamente com eles, se atualizam constantemente. 

Jornalistas podem seguir carreira em Assessorias de Comunicação e Imprensa, Emissoras de rádio e Televisão, Empresas on-line e Multimídia, Produção de Livros-reportagem.

Trabalhar bem com o digital tornou-se essencial para esses especialistas em produção de conteúdo. Por isso, a matriz curricular do nosso curso conta com disciplinas atualizadas para manter nossos alunos a par das demandas do mercado.

Ficou com alguma dúvida?

Fale via WhastApp

Enviar mensagem >

Fale via Telefone

Fazer ligação >

Fale via    E-mail

Enviar mensagem >

Que tal conhecer a nossa infraestrutura diretamente do seu dispositivo?

Faça um tour 360° e conheça nossas salas e laboratórios sem sair de casa.

Faça um tour 360° e conheça nossas salas e laboratórios sem sair de casa.