EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish

Educação

Sobre o Programa

Curso de Mestrado em Educação da UNISC na Integra objetiva formar e qualificar pesquisadores da área da Educação e afins, desenvolvendo pesquisas e demais atividades acadêmicas que consagram o diálogo entre as diversas perspectivas científicas e filosóficas, além de aprofundar os vínculos da reflexão educacional com o mundo da vida, formando pesquisadores para atuar na escola e nas mais diversas instâncias educativas da sociedade. Vem constituindo, assim, um campo de estudos e proposições voltadas para a problematização de ações e processos educacionais.

Tendo presente a realidade do ensino na área da Educação (Básica ao Superior) e, com o crescente número de instituições que mantêm cursos de graduação nas diversas áreas do conhecimento, esta proposta pretende:

  • Formar profissionais aptos para atuarem no ensino básico ao superior e na pesquisa;
  • Pesquisadores/as-educadores/as atentos à complexidade das ações educativas na sociedade contemporânea, cuja atitude investigativa compreenda os desafios da produção do conhecimento na área da Educação;
  • Pesquisadores/as-educadores/as atuantes na instauração permanente de uma cultura interdisciplinar voltada à educação intercultural e democrática;
  • Pesquisadores/as-educadores/as abertos às dimensões da subjetividade e da sensibilidade, capaz de desenvolverem pesquisas e ações educativas de caráter emancipatório;
  • Promover o intercâmbio acadêmico científico entre as IES Promotora e Receptora no que se refere a cultura de pesquisa educacional.

Início das Aulas:

Outubro/2022

Duração:

2 anos (24 meses)

Inscrição Gratuita

Nota de EXCELÊNCIA no MEC

Sobre o projeto entre as instituições

A oferta da turma de mestrado (PCI UNISC/FACULDADES INTEGRADAS) contribuirá para a consolidação do papel social e formativo do PPGEdu da UNISC ao promover o compartilhamento de experiências e reflexões, diversas comunidades do Centro-Oeste brasileiro. Espera-se, assim, formar educadores/pesquisadores aptos a interagir e a transformar a realidade na qual estão inseridos, por meio de uma formação teórica e reflexiva sólida, identificada com o contexto e as demandas locais. O contato com novas temáticas e com a perspectiva reflexiva da cultura de pesquisa que se pretende instituir, com a vinculação dos/as mestrandos/as aos grupos de estudos e de pesquisa da UNISC, potencializará a aproximação de suas diferenças no âmbito da Educação, desencadeando a inovação e a transferência de conhecimentos pelo caráter formativo do curso.

Linhas de pesquisa

Aprendizagem, Tecnologias e Linguagem na Educação

Estudos da aprendizagem, das tecnologias e da linguagem no campo da educação e da interculturalidade. Transformações e repercussões da leitura-interpretação, do corpo no mundo, da dimensão poética e espiritual, do pensamento ameríndio e da experiência na educação básica. Aprendizagem como processo vital. Educação, imaginação, tecnologias e narrativas na invenção de si e do mundo no paradigma da complexidade. 

Educação, Trabalho e Emancipação

Estudos sobre as relações entre trabalho e educação na perspectiva da emancipação humana e suas interfaces históricas, filosóficas e sociológicas nas práticas sociais educativas escolares e não escolares. Investiga políticas curriculares e de gestão da Educação. Aborda o trabalho docente, o cuidado, a Educação Popular, a Educação do Campo, os Movimentos Sociais, o Ensino Médio, trajetórias de vida, história e memórias da educação.

Educação, Cultura e Produção de Sujeitos

Estudos sobre a cultura e produção de sujeitos, a partir de problematizações referentes à identidade-diferença, relações de saber-poder e estratégias biopolíticas no campo da educação, contemplando, em uma perspectiva interdisciplinar, temáticas relativas à saúde, assistência social, relações étnico-raciais, relações de gênero e sexualidade, infância, inclusão, espacialidades, currículo, políticas públicas e formação de professores.

Corpo docente:

Ana Luisa Teixeira de Menezes - Ângela Cogo Fronckowiak - Cláudio José de oliveira - Felipe Gustsack - Sandra Regina Simonis Richter

Corpo docente:

Cheron Zanini Moretti - Éder da Silva Silveira - Everton Luiz Simon - Moacir Fernando Viegas

Corpo docente:

Betina Hillesheim - Mozart Linhares da Silva - Camilo Darsie de Souza - Willian Fernandes Araújo

Porque fazer um Mestrado na Integra ?

A Faculdade Integra, localizada na região Centro-Oeste do Brasil, no município de Caldas Novas, desenvolve sua prática acadêmico-administrativa apoiada em sua missão de forma articulada com sua visão e seus valores institucionais. Tem como objetivo formar cidadãos comprometidos com a ética profissional por meio do ensino de qualidade e da disseminação de valores humanos, cidadãos e do desenvolvimento sustentável.

A parceria entre as instituições envolvidas representa um importante compromisso político e social ao viabilizar formação e qualificação específica de profissionais para atuação na docência, na pesquisa e no mercado de trabalho aos diferentes atores e às diferentes regiões brasileiras, contribuindo com o desenvolvimento regional e científico.

Processo de Seleção

O processo de seleção será realizado virtualmente, através do Google Meet e se efetivará em três etapas de caráter eliminatório e classificatório no seu conjunto:

Memorial acadêmico (40%)

Produção comprovada dos itens apontados na planilha de pontuação (20%)

Defesa do memorial acadêmico (40%)

Para maiores informações, consultar o [Edital].

Coordenação

Graduação em Pedagogia – Faculdades Integradas de Cassilândia (2005). Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional – Instituto Saber. Mestra em Educação – Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2017). Especialização em Neuropedagogia e Psicanálise – Faculdade São Marcos (2018). Atuação como professora no Ensino Superior nas instituições: Faculdade Sul-Americana e na Faculdade Nossa Senhora Aparecida no curso de Pedagogia. Experiência em cargos de gestão (Educação Básica e Superior). Experiência na área de Educação, com ênfase Educação escolar e Formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: didática, avaliação, práticas educativas, currículo, formação de professores, planejamento, organização e gestão escolar, estrutura e funcionamento da educação, Educação Infantil entre outros (graduação e pós-graduação).

Ficou com alguma dúvida?

Fale via WhastApp

Enviar mensagem >

Fale via Telefone

Fazer ligação >

Fale via    E-mail

Enviar mensagem >