EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish

O papel do CEJUSC no acesso à justiça e na resolução dos conflitos de interesse

Durante os dias 06 e 07 de outubro de 2022, o 5º CEJUSC (Centro Judiciário de Conciliação) localizado na Faculdade Integra, desenvolveu uma ação junto ao curso de Direito sob orientação dos docentes Danielle Rezende, Diego Oliveira e Julio Cesar Rodrigues cujo tema foi: Por dentro do CEJUSC: o papel do CEJUSC no acesso à justiça e na resolução dos conflitos de interesse. Esse projeto de extensão teve por objetivo aproximar os extensionistas do importante papel do CEJUSC para a efetividade do acesso à justiça. 

Na ocasião, 100 pessoas participaram do projeto o qual se justificou pela promoção e difusão do papel dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania-CEJUSCS, que foram instituídos como um instrumento de política pública de resolução de contendas, através de atividades de mediação e conciliação por profissionais especializados, proporcionando também maior interação com os centros acadêmicos. 

Os extensionistas aproveitaram a oportunidade para aprofundar a percepção de como o CEJUSC atua proporcionando qualidade e celeridade, diante de uma rápida solução dos conflitos. O 5º Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania na Integra presta serviços e contribui diariamente com a mediação de conflitos na sociedade. O cidadão interessado em resolver o conflito de qualquer natureza jurídica deve ir até a Faculdade Integra e relatar o problema. Com o registro do fato, a outra parte envolvida será convidada pelo CEJUSC para uma audiência que contará com a presença de um mediador.

É de extrema importância levar à comunidade informações sobre a cultura de resolução alternativa de conflitos realizadas pelo CEJUSC, fortalecendo assim, sua função social através das atividades realizadas. 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe.