EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish

‘Outubro Rosa’: palestra alerta sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama

Evento realizado na Integra tem mulheres como público-alvo

A coordenação do curso de Enfermagem da Integra – Faculdades Integradas da América do Sul promoveu, na última quarta-feira (23) uma palestra sobre o câncer de mama. O evento, coordenado pela professora Me. Ângela Gilda Alves, fez parte das ações da campanha Outubro Rosa, que visa conscientizar sobre a importância da prevenção e divulgação de informações desse tipo câncer, em especial entre as mulheres.

A palestra foi ministrada pela ginecologista e obstetra Dra. Yasnata Tanus Soares Silva, que destacou a importância do diagnóstico precoce da doença. O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, o que impede que o tumor alcance outros órgãos. Por isso, é importante que as mulheres tenham conhecimento do próprio corpo e saibam reconhecer alterações suspeitas (como nódulo na mama, secreção com sangue pelo mamilo e mudanças na forma ou textura do mamilo ou da mama) para que busquem um serviço de saúde.
Além de alunos da Enfermagem, participaram da palestra os alunos do curso de Odontologia.

Sobre o câncer de mama
Dados do Governo Federal apontam que o câncer de mama representa 25% de todos os cânceres que acometem o sexo feminino, sendo o segundo tipo que mais acomete as brasileiras. A estimativa é de que 56 a cada 100 mil mulheres tenham a doença em algum momento da vida.

Esse tipo de câncer não tem uma causa única e seu aparecimento pode estar associado a fatores como o envelhecimento, a idade da primeira menstruação, ter tido ou não filhos, histórico familiar, consumo de álcool, excesso de peso e sedentarismo.

Especialistas estimam que cerca de 30% dos casos podem ser evitados com uma alimentação saudável e a prática de atividade física. Outro fator protetor é a amamentação: mulheres que amamentam têm menos chances de desenvolver o câncer de mama.

Posts recentes

Está gostando do conteúdo? Compartilhe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *