EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish

Docência do Ensino Superior

Especialização

Docência do Ensino Superior

O Curso

O curso de Especialização em Docência do Ensino Superior da Faculdade Integra fornece ao pós-graduando e à pós-graduanda uma formação sólida e consistente, fundamentada em valores humanísticos e no conhecimento científico, com o objetivo de formar profissionais inteirados/as acerca das principais metodologias de ensino e pesquisa.

Este curso é destinado a profissionais graduados e graduadas nas mais diversas áreas de atuação, que objetivam lecionar em instituições de ensino superior. Vale citar que a graduação com o título de bacharelado não habilita para a atuação docente, sobretudo no ensino superior. Por isso, é fundamental a especialização em Docência do Ensino Superior.

É necessário que o/a docente da Educação Superior, além do conhecimento teórico-prático exigido pela profissão e da atuação profissional no mercado de trabalho, também se aproprie de conhecimentos teórico-metodológicos que caracterizam o processo ensino-aprendizagem.

As transformações pelas quais passa a nossa sociedade exigem dos/as profissionais docentes competências relativas às diferentes inovações do mundo contemporâneo, no sentido de ser capaz de exercer o pleno exercício da atividade docente, desde o diagnóstico, passando pelo planejamento e pelas práticas nas salas de aula, até a avaliação, como um continuum que não cessa.

Duração:

12 meses

Periodicidade:

Quinzenal, sáb. 8h às 18h

Modalidade:

Híbrido

Carga horária:

540 horas

Especialize-se em Docência do Ensino Superior

A carreira em Docência do Ensino Superior

A carreira

Público-alvo

Profissionais das diversas áreas de conhecimento, portadores de diploma de Educação Superior, devidamente reconhecido pelo MEC, que atuam ou pretendem atuar na docência do ensino superior.

Matriz curricular

Coordenador

Professor Doutor Sérgio Gomes de Miranda

Doutor em Letras e Linguística com mestrado em Educação. Pesquisador e autor de artigos científicos nas áreas da Educação, Filosofia, Linguística e do Ensino-Aprendizagem da Língua Portuguesa. No que diz respeito à trajetória profissional, o professor atua como docente há quase 20 anos, desde a educação básica até o ensino superior, tanto em graduação quanto em pós-graduação, em instituições importantes no Centro-Oeste Brasileiro, tais como a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/GO), o Instituto de Filosofia e Teologia Santa Cruz, o Centro Universitário Alfredo Nasser (UNIFAN). Atualmente, é docente efetivo da Universidade Estadual de Goiás (UEG), com atuação em cursos de graduação e pós-graduação.

E-mail: serginhosong@hotmail.com

Saiba mais sobre a especialização

Conheça nossos laboratórios

Os laboratórios que os nossos alunos utilizam em suas aulas práticas possuem equipamentos ultramodernos. Estamos sempre atentos às recentes inovações tecnológicas.

MATRIZ

  • Ensinagem Reflexiva no Ensino Superior: letramentos docentes – 60h
  • Tecnologias e Trabalho Docente: uma abordagem crítica – 60h
  • Didática no Ensino Superior: uma introdução – 60h
  • Práticas Avaliativas no Ensino Superior – 40h
  • Práticas e Letramentos Docentes no Ensino Superior: episteme e ideologia – 60h
  • Políticas e Legislação Educacional no Ensino Superior – 40h
  • Currículos, Matrizes e Diretrizes Curriculares – 40h
  • Metodologia Científica e Supervisão da Aprendizagem – 40h
  • Trabalho de Conclusão de Curso – TCC – 140h