EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish

Publicidade e Propaganda

R$ 170,00 / mês

4 anos

EAD

Bacharelado

O curso

Com duração de 4 anos (8 períodos no total), a graduação vai oferecer aos estudantes conhecimentos amplos e específicos para o domínio da linguagem publicitária, bem como formá-lo para atuar no meio publicitário.

Desde os períodos iniciais, os estudantes têm contato com disciplinas de caráter prático e que objetivam desenvolver habilidades relacionadas à criatividade, tais como Criatividade, Fotografia e Produção Gráfica.

Os conteúdos de formação humanística são contemplados não apenas nas disciplinas específicas, mas permeiam todo o curso, como Homem e Sociedade e Comunicação e Cultura. A preocupação com a formação de cidadãos éticos e comprometidos com a realidade social é uma das características do curso.

Os conteúdos, conhecimentos e vivências que o curso proporciona aos estudantes permite que eles percebam a realidade com olhar amplo a fim de identificar tendências e se preparar para as mudanças e novas oportunidades que se configuram.

Inscreva-se no processo seletivo para o curso de Publicidade e Propaganda EAD

Ao informar meus dados, estou ciente das diretrizes da Política de Privacidade.

O que faz um profissional de Publicidade e Propaganda?

O Publicitário trabalha com Comunicação e Marketing. Em agências de Comunicação Integrada, costumam trabalhar com Jornalistas e também Relações Públicas, as outras duas profissões que completam a área de Comunicação Social.

Pode trabalhar tanto em departamentos de Comunicação e Marketing nas diversas organizações, quanto em agências de publicidade. Ao lado estão listadas algumas áreas que esse profissional pode trabalhar.

ELABORAÇÃO DE CAMPANHAS

VENDAS E MARKETING

SETOR PÚBLICO

A carreira em Publicidade e Propaganda

Os profissionais de Publicidade podem optar pelas seguintes possibilidades de carreira:

Atendimento: é o criativo que tem o primeiro contato com o cliente. Nesse momento ele coleta todas as informações relacionadas ao cliente em si e aos seus objetivos futuros. É um trabalho crucial, pois será com essas informações que as próximas etapas poderão ser executadas pelos outros profissionais na elaboração da campanha.

Planejamento: com o atendimento realizado e as informações coletadas, a equipe de planejamento passa a elaborar as estratégias da campanha. Definem a linguagem e os argumentos que serão utilizados, entre outros direcionamentos.

Mídia: Esse profissional define quais veículos de comunicação serão utilizados pela campanha, tendo como base as informações coletadas pelo atendimento e as estratégias traçadas pela equipe de planejamento. Define ainda o tempo de veiculação e as características como formato e tamanho.

Criação: são responsáveis pela elaboração do conteúdo e estabelecimento da identidade visual da campanha. Define ainda as características visuais das peças, como tamanho e paleta de cores. Também é responsabilidade desses profissionais a criação de roteiros para orientação dos membros que serão encarregados da execução.

Vendas e Marketing: nesse caso, os profissionais de publicidade são contratados por departamentos comerciais de outras empresas, não de agências. Serão responsáveis pela idealização e execução de campanhas internas, institucionais e mercadológicas.

Campanhas Eleitorais: é responsável pelo planejamento de campanhas políticas, desde a elaboração da identidade visual e institucional até o que será falado em pronunciamentos públicos pelos candidatos. Vale citar que dificilmente esse profissional trabalhará sozinho, geralmente conta com uma equipe.

Organizações Governamentais: com trabalho em órgãos do governo, trabalha na elaboração de campanhas governamentais diversas, mais ligadas à propagação de ideias visando a formação de uma opinião positiva acerca de determinada questão. O profissional cria slogans, identidade visual e textos para diversos veículos.

Matriz Curricular

Saiba o que você vai estudar no curso

Mercado de trabalho

Como é perceptível nos tópicos anteriores, o mercado de trabalho para os profissionais criativos é amplo, são várias opções de carreira. Além das citadas, cresce o número de profissionais autônomos, isto é, não são empregados de agências, de outras empresas ou do governo, mas trabalham por conta própria.

Desenvolver identidades de marca para produtos e empresas e comunicar os diferenciais competitivos das mesmas para o mercado por meio de campanhas mercadológicas planejadas são atividades-chave dessa profissão. 

O profissional graduado em Publicidade e Propaganda pode atuar em outras áreas correlatas, como é o caso de Produção Audiovisual, da Comunicação Digital e tantos outros modelos de negócio e trabalho que emergem na nossa sociedade cada vez mais digital, instantânea e plural.