EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish

Relações Públicas

4 anos

EAD

Bacharelado

R$ 220,00 / mês

O curso

A graduação em Relações Públicas possui duração de 4 anos, sendo 8 períodos no total. É um curso que capacita profissionais a desenvolverem a gestão da comunicação de empresas públicas, privadas, entidades de classe e terceiro setor.

Nos períodos iniciais do curso são ofertadas disciplinas base da área, tais como Língua Portuguesa, Técnicas de Relações Públicas, Marketing, Planejamento Estratégico e Comunicação e Cultura. A partir da segunda metade, os graduandos estudam componentes específicos que dizem respeito às possibilidades de atividades práticas da profissão, por exemplo Organização e Gestão de Eventos, Produção Gráfica, Assessoria de Imprensa e Pesquisa de Opinião Pública.

As disciplinas de Estágio supervisionado I e II são ofertadas no sexto e sétimo período, respectivamente. É o momento em que os alunos são direcionados ao meio organizacional onde colocam em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, com supervisão e orientação de profissionais especializados.

O estudo minucioso dos diversos públicos e a pesquisa de suas opiniões sobre as instituições e mercado é um aspecto do Curso de Relações Públicas. Tal aspecto faz desenvolver especialistas conhecedores das necessidades das empresas/instituições bem como de seus públicos.

Consequentemente, apresenta estratégias certeiras na aproximação das organizações com seus colaboradores, clientes, mercado, imprensa, comunidade e etc.

O que faz um profissional de Relações Públicas?

O profissional de Relações Públicas está apto a gerenciar a comunicação de organizações públicas, privadas e não governamentais. Suas possibilidades de atuação são diversas e por isso, principalmente na atualidade, suas atividades são indispensáveis. 

Coordena os esforços comunicacionais para as organizações a fim de se obter uma percepção positiva perante os públicos. No seu dia dia faz o estudo das organizações para a criação de planos estratégicos de comunicação e coordena todo o processo de execução. Gerir relacionamentos para trazer resultados, é essa a finalidade do profissional de Relações Públicas. Esse profissional está apto a atuar em diversas frentes tais como:

PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO

ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS

GESTÃO DE CONTATOS E RELACIONAMENTOS

GESTÃO DE CRISES

TRABALHA COM AS OPINIÕES DOS PÚBLICOS

RELAÇÕES GOVERNAMENTAIS

COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA

A carreira em Relações Públicas

A carreira em Relações Públicas apresenta inúmeras possibilidades de atuação. Profissionais iniciam a sua carreira, muitas vezes como estagiários, crescem nas empresas e conseguem cargos de gerência e diretoria. Segue abaixo os cargos que podem ser ocupados por profissionais de Relações Públicas.

Assessor de imprensa: mantém o relacionamento entre a organização e a opinião dos públicos, transmite informações para a mídia e realiza treinamentos com gestores de alto escalão das empresas para relacionamento com a imprensa.

Social Media: trabalha com as rede sociais de forma estratégica como ferramentas de relacionamento entre organizações e públicos, produzem conteúdos relevantes que entregam valor para as pessoas nos momentos de interação.

Comunicação Interna: planeja e executa projetos de comunicação interna nas organizações visando a fluência dos processos comunicacionais internos. Utiliza diversas ferramentas tanto digitais quanto físicas, como as próprias redes sociais e murais institucionais.

Gerente de eventos: atua no planejamento de eventos diversos, coordena todo o processo de execução e lidera o processo de avaliação dos resultados dos eventos.

Campanhas Políticas: planeja e executa campanhas eleitorais, gere o relacionamento entre o candidato e os eleitores, promovendo a sua identidade e sempre mensurando os resultados dos esforços comunicacionais com os grupos de influência e formadores de opinião.

Gerente de crises: coordena o processo de gerenciamento de situações imprevistas pelas organizações, crises diversas. Atua com prevenção, elaborando planos para evitar problemas futuros causados por situações que não estão no controle da instituição/empresa.

Pesquisa de opinião: coleta informações dos públicos das organizações a fim de se obter insumos robustos para a elaboração de planejamentos. Utiliza diversas ferramentas para isso, desde questionários impressos à softwares de coleta de dados.

Relacionamento com o cliente: lida com as críticas, comentários, opiniões e sugestões dos públicos. Trabalha no planejamento do relacionamento com os mesmos, desde os objetivos com cada um até a execução do atendimento, seja em pontos de venda ou em plataformas digitais. Trabalha em todos os pontos de contato da organização com os seus públicos.

Matriz Curricular

Saiba o que você vai estudar no curso

Mercado de trabalho

Mesmo sendo uma profissão que surgiu no Brasil há muitos anos, a Relações Públicas é uma profissão mais atual do que nunca e encontra-se em franca expansão, pois nunca foi tão necessário comunicar-se de forma transparente e estratégica com os diversos públicos de uma instituição.

Por isso, o Profissional de Relações Públicas tem espaço para trabalhar nos diversos setores da sociedade: empresas públicas, privadas, entidades e terceiro setor.

Ficou com alguma dúvida?

Fale via WhastApp

Enviar mensagem >

Fale via Telefone

Fazer ligação >

Fale via    E-mail

Enviar mensagem >

Que tal conhecer a nossa infraestrutura diretamente do seu dispositivo?

Faça um tour 360° e conheça nossas salas e laboratórios sem sair de casa.

Faça um tour 360° e conheça nossas salas e laboratórios sem sair de casa.