EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish

Sistemas de Informação

R$ 155,00

4 anos

EAD

Bacharelado

O curso

A graduação em Sistemas de Informação possui duração de 4 anos, sendo 8 períodos no total. Ele combina a Análise de Sistemas e o Processamento de Dados ao desenvolvimento de Sistemas Computacionais e Gerenciais para organizações, visando a fluência dos fluxos de comunicação. Possui ênfase em: redes de computadores, bancos de dados, inteligência artificial, computação gráfica, internet e comércio eletrônico.

Nos semestres iniciais do curso, os discentes contam com disciplinas introdutórias, como Introdução a Programação, Arquitetura de Computadores e Teoria da Computação. Contam também com disciplinas base de outras áreas do conhecimento que são essenciais na execução das atividades profissionais, como Teorias da Administração, Matemática e Língua Portuguesa.

Com o decorrer do curso, aumenta a quantidade de disciplinas práticas onde os alunos produzem sistemas e softwares ainda em sala de aula, tais como Computação Gráfica, Aplicações Móveis e Prática em Bancos de Dados. Também cursam, no sexto e sétimo período, as disciplinas de Estágio supervisionado I e II, respectivamente.

Inscreva-se no processo seletivo para o curso de Sistemas de Informação EAD

Ao informar meus dados, estou ciente das diretrizes da Política de Privacidade.

O que faz um profissional de Sistemas de Informação?

O profissional de Sistemas de Informação gerencia e controla os fluxos de informação e comunicação em redes de computadores, tanto privadas quanto públicas. Cria sistemas de gerenciamento e dados e também de recuperação dos mesmos. 

Com base nas necessidades dos usuários, ele projeta e desenvolve softwares e cuida do gerenciamento e manutenção dos mesmos. Pode atuar em organizações de todos os setores, público, privado e não governamental.

O bacharel em Sistemas de Informação está apto para trabalhar nas seguintes frentes:

DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARES

GESTÃO EM TI

GESTÃO DE DADOS E BIG DATA

SUPORTE TÉCNICO

MARKETING E VENDAS

A carreira em Sistemas de Informação

No que se refere a Tecnologia da Informação e Comunicação, os profissionais de Sistemas de Informação possuem qualificação diferenciada. Abaixo estão listados os principais cargos que podem ser ocupados por esses profissionais.

Analista de Sistemas: esse profissional desenvolve softwares como aplicativos para smartphones, edição de textos e softwares para programação de envio de mensagens. Gerencia redes e bancos de dados, além de oferecer suporte técnico aos usuários.

Analista de Bancos de Dados: ele trabalha especificamente com o desenvolvimento de bancos de dados, identificando e solucionando problemas nos programas e acompanha a execução para apontar melhorias.

Arquiteto da Informação: organiza toda a estrutura de distribuição de conteúdos, sempre atento às necessidades dos usuários para saber de que forma alocar as informações no meio digital. Ele atua desde o planejamento de site, geralmente em parceria com outros profissionais.

Gerente de Suporte Técnico: atua na gestão de equipes de suporte técnico em organizações de variados segmentos. Coordena planejamento e a execução das atividades da área e fornece capacitação aos seus membros.

Gerente de TI: lidera a equipe de implantação, controle e redesenho de sistemas de informação. Atua no planejamento de sistemas e coordena a execução dos mesmos. Gerencia projetos de tecnologia da informação em contextos organizacionais.

Autônomo: o trabalho autônomo é uma possibilidade para esse profissional por meio da prestação de consultoria especializada.

Área Acadêmica: o profissional pode também optar pela área acadêmica, onde desenvolve pesquisas ou pode optar pela docência dando continuidade em sua formação com cursos de pós graduação.

Matriz Curricular

Saiba o que você vai estudar no curso

Mercado de trabalho

O profissional de Sistemas de Informação está apto a atuar tanto na área técnica, sugerindo a incorporação de novas tecnologias, quando na área de negócios, apoiando soluções que agreguem valor aos produtos e serviços tanto em instituições públicas quanto privadas.

Além disso, pode também seguir a carreira de pesquisador em Sistemas de Informação, buscando novas soluções para os principais problemas da área, desenvolvendo infraestruturas para facilitar o trabalho de outros profissionais e desenvolvedores.

Pelas suas especificidades e pelas evoluções tecnológicas que passamos constantemente, o profissional de Sistemas de Informação está apto para trabalhar em empresas de diversos segmentos, além de organizações públicas. Torna-se cada vez mais necessário no contexto empresarial, por isso sua atividade está em plena ascensão.