EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish

Visita técnica à Fazenda Céu Azul

No dia 17 de setembro, os discentes dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária e colaboradores da Integra visitaram a Fazenda Céu Azul, localizada no município de Silvânia/GO. Referência local na produção de leite e agricultura, a propriedade conta com 01 mil animais, 100% genotipados, na ordenha, que chegam a produzir até 35 mil litros de leite por dia, com um crescimento de 14% ao ano. Além disso, a fazenda tem produção própria de adubo orgânico para plantio e está desenvolvendo Biogás (é um tipo de biocombustível produzido a partir da decomposição de materiais orgânicos).

As atividades na Fazenda Céu Azul tiveram início em 1998, com o casal de proprietários João Vander e Maria Cristina Resende. Hoje, a propriedade é administrada por seu filho, Danilo Resende, que tem focado sua gestão em investimento tecnológico para melhoria e expansão na produção. 

A visita teve como propósito prover a fusão entre a teoria adquirida em sala de aula com a prática profissional do dia-a-dia, capacitando os estudantes para lidarem com a realidade e exigências do mercado de trabalho. O dia foi marcado por aprendizado e descobertas que contribuirão positivamente na carreira profissional de quem ali esteve. 

Os alunos aprovaram a experiência, como nos relata o estudante Igor, do segundo período do curso de Agronomia: “A base familiar, a humildade dos proprietários da fazenda em passar o conhecimento da lavoura e do agronegócio para gente. Aprendemos bastante.” 

A visita técnica permitiu aos alunos conhecerem uma fazenda que investe no agronegócio de maneira progressiva e visionária, que orientados pelo sistema free stall (sistema de confinamento que garante a produção leiteira) passaram a produzir 35 mil litros de leite ao dia, saindo dos 12 mil litros diários que eram produzidos em 2016. 

“Até quem é criado nesse meio, está tendo mais conhecimento, mais detalhes que fazem a diferença. Experiência, aprendizado que acrescenta no que estamos acostumados”, afirma Mayra, estudante do segundo período Medicina Veterinária.

Além dos discentes, a coordenadora do curso de Agronomia, Ronice e a coordenadora do curso de Medicina Veterinária, Cíntia, também acompanharam a visita dando todo suporte necessário. 

A Faculdade Integra agradece imensamente aos proprietários da fazenda e aos colaboradores da instituição que participaram da visita técnica Diretor Ítalo Castro, Fernando (Gerente de operações), Tuane (Zootecnista) e Dona Lourdes (Responsável pela cozinha). 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe.